Bahiana realiza I Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Evento homenageará Prof. Dr. Carlos Alfredo Marcílio de Souza

No dia 20 de março, o Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana realiza o I Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, na sala 206, da Unidade Acadêmica Brotas, a partir das 8 horas.

O encontro tem como objetivo apresentar para os acadêmicos a parceria da Bahiana com a Universidade Johns Hopkins (The Johns Hopkins University - JHU), uma instituição de ensino superior privada sem fins lucrativos, situada em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

A ocasião também será marcada por uma homenagem ao professor Carlos Alfredo Marcílio de Souza, idealizador e primeiro coordenador do curso de Mestrado em Medicina e Saúde Humana da Bahiana.

O seminário contará com a presença da diretora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e coordenadora Geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, Dr.ª Maria Luisa Carvalho Soliani e da coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes. Também participam das atividades os professores pesquisadores Dra. Ana Marice Ladeia, Dr. Bernardo Galvão, Dr. João Lima e Dr. Luís Claudio Correia. A programação será composta de debates, palestras e depoimentos de professores da instituição.

Programação completa

Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

20/03/15

Sala 206 – Unidade Acadêmica de Brotas

8h - Abertura: Prof.ª Ana Marice Ladeia

8h15 - Coral da Bahiana

8h15 - Composição da mesa - Dr. Bernardo Galvão (Bahiana), Dr. Luís Claudio Correia (Bahiana) e Dr. João Lima (JHU).

8h15 -  Depoimentos

8h30 - Inauguração do retrato - Dr. Carlos Alfredo Marcílio de Souza

A Ciência Lúdica

9h - Música e Ciência - Paulo Lima

9h25 - Apresentação de Violão - Prof. Mário Ulloa

9h40 - Coffee Break

Curso: Como ser um cientista de Sucesso

Coordenação da Discussão: Luis Correia

Palestras: João Lima

10h - A arte de “pensar fora da caixa”

10h15 - Como surgem as ideias científicas?

10h30 - Como conciliar assistência e ciência (gerenciamento do tempo)

10h40 - Debate

11h - O que determina um projeto de pesquisa vencedor?

11h20 - A arte de liderar e motivar um grupo de pesquisa

11h40 - O entusiasmo do pesquisador versus análise de dados imparcial (como conciliar)?

12h  - Debate

12h30 - Coffee Break II

13h - Como construir parcerias interinstitucionais de sucesso?

13h20 - Como ser efetivo na obtenção de fomentos para pesquisa?

13h40 - A arte de escrever e obter aceitação do artigo (provação final?)