CEDETE apoia UFBA em transmissão de videoconferência

Sessão apresenta projeto "Genética no Sertão".

O projeto "Genética no Sertão", iniciativa coordenada pelo Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (INAGEMP), foi o tema principal da videoconferência realizada pela RUTE com o apoio do CEDETE, no dia 18 de novembro.

A apresentação, que ficou a cargo das professoras Isabella Queiroz (BAHIANA) e Angelina Acosta (UFBA), também contou com a participação do Prof. Victor Ferraz (USP) e de alunos e professores das três instituições.

Genética no Sertão
Monte Santo, cidade localizada no sertão da Bahia e que foi base para Guerra de Canudos, tem um histórico alto de casamentos endogâmicos entre primos, o que pode explicar a recorrência de algumas doenças genéticas raras na população em geral, que apresentam, ali , certa prevalência, como a mucopolissacaridose tipo VI (MPS VI).  Observando essa incidência, foi criado o projeto "Genética no Sertão: Ancestralidade e Bases Moleculares de Doenças Genéticas na Região do Monte Saint-BA", coordenado pela Prof.ª Angelina Acosta, com o apoio de outras instituições de pesquisa.