Bahiana sedia workshop da RNP

Encontro teve como foco novas atualizações da ferramenta SAGE.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública sediou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, o II Workshop de Usuários do Painel SAGE. O encontro, que aconteceu na sala de videoconferências do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), na coordenadoria, reuniu representantes da Bahiana, USP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UFPB, UFBA e UCSal, além de coordenadores do projeto SAGE ligados à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e da Rede Metropolitana de Salvador (REMESSA).

Os participantes foram recebidos pela diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e pelos coordenadores do CEDETE, Prof. Antônio Carlos Costa e do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB), Prof.ª Dra. Marta Menezes. Também participaram do encontro o gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Cláudio Santos, a coordenadora do Núcleo de Comunicação e Marketing, Margot Soliani, a professora do curso de Fisioterapia e gerente de ensino e pesquisa do Hospital Santa Izabel e Patrícia Alcântara.

O workshop teve como principal objetivo apresentar as inovações da plataforma Scalable Adaptive Graphics Environment (SAGE), cuja nova versão foi lançada na semana passada nos Estados Unidos. Além disso, o encontro possibilitou uma detalhada troca de experiências entre as instituições envolvidas com o uso da tecnologia.

Na ocasião, a professora Patrícia Alcântara apresentou as atividades que a Bahiana vem desenvolvendo, tendo como suporte, a plataforma SAGE, em parceria com o Hospital Santa Izabel. Além dela, outros representantes também compartilharam os benefícios oferecidos pela ferramenta, além de apresentar aos representantes da RNP, sugestões de melhorias ao sistema.

A professora Marta Menezes afirmou que “o próximo passo a ser adotado pela Bahiana será a utilização dos recursos da plataforma  dentro do programa de mestrado em Tecnologias em Saúde, já em 2015”. Atualmente, o SAGE tem sido utilizado em disciplinas da graduação para o acompanhamento de procedimentos no Hospital Santa Izabel, de onde as imagens são transmitidas para as salas de videoconferência das unidades acadêmicas.

Segundo um dos coordenadores do projeto SAGE na RNP, Leandro Ciuffo, “a ideia inicial era formar um pequeno grupo de usuários para utilizar a ferramenta, a fim de descobrir e aprimorar os benefícios de sua utilização. Nossa proposta é anualmente fazer um encontro para ouvir as demandas e compartilhar melhores formas de uso do SAGE”.

Em sua nova versão, a ferramenta irá permitir maior interação do usuário na manipulação das imagens; maior possibilidade de colaboração, pois a imagem será compartilhada com mais de um ponto de recepção, além da possibilidade de compartilhamento de imagens a partir de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Participaram do encontro o integrante do Núcleo Universitário de Telessaúde da UFBA, Adriano Azevedo, a Prof.ª Tereza Cristina Carvalho (USP) e Fernando Redigolo, pesquisador no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo (LARC-USP), a Prof.ª Maria Amélia, representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Prof. Lincoln David, do Laboratório de Video Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Prof. Arnaldo Bispo da Universidade Católica de Salvador (UCSal), o coordenador do projeto SAGE, Cleyton Reis (RNP) e a Profa. Claudete Mary de Souza Alves (Ufba),  presidente do Comitê Gestor da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (REDECOMEP) e coordenadora da REMESSA.

SAGE

A plataforma SAGE é uma ferramenta de visualização que pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas e permite o processamento de imagens em ultradefinição 4K (otimização de imagem quatro vezes maior que a full-HD). Com o sistema, é possível a visualização de dados complexos, simulações, séries temporais, mapas e vídeos em alta resolução, oriundos de fonte remota ou local, além de possibilitar reuniões por videoconferência ao mesmo tempo em que múltiplos dados, mapas, simulações e/ou apresentações são visualizados.