NEPA representa a Bahiana em Congresso Nacional de Anatomia

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia destacou-se como padrão em monitoria.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, grupo de monitoria de Anatomia Descritiva do Curso de Medicina, marcou presença no Congresso Brasileiro de Anatomia, que ocorreu de 29 de setembro a 2 de outubro no Centro de Convenções FIEP, em Curitiba, participando com a apresentação de um tema livre e cinco pôsters.

O NEPA tem como orientadores científicos Prof. Bruno Goes, Prof. Diego Rabelo e Prof. Marcus Vinícius Santana. Estiveram presentes no evento o coordenador docente, Prof. Rinaldo Antunes Barros, os supervisores discentes (acadêmicos do 5ºsemestre) Antônio Figueiredo Filho, Gustavo Lucena e Thomaz Passos; os monitores M2 (acadêmicos do 4º semestre), Amanda Almeida, Beatriz Costa, Fernando Medrado Júnior, Guilherme Dahia, Luan Bonfim, Priscila Lago, Thiago Carvalho e Vitor Correia; e os monitores M1 (acadêmicos do 3º semestre), Emily Carneiro, Ian Branco, Julia Pereira, Leonardo Peixoto, Lucas Pedreira e Mayara Silva. Também integram o grupo os acadêmicos Daniel Souza Júnior e Lucas Barreiro.

Segundo Prof. Rinaldo Antunes Barros, "o NEPA se destacou como um padrão de monitoria de Anatomia a ser seguido no país pela competência técnica, perfil organizacional e qualidade dos trabalhos apresentados" Ele ressalta o reconhecimento do grupo que teve um de seus trabalhos apreciados pela palestrante internacional, Dra. Anne Gilroy (USA), autora de dois reconhecidos Atlas de Anatomia. "Ela prestigiou a sessão de pôsteres comparecendo exclusivamente para assistir à apresentação do monitor Luan com o trabalho de “Confecção de Desenhos como Instrumento de Ensino pela Monitoria de Anatomia – Ciência e Arte”, e disse que estava impressionada com a qualidade do grupo, parabenizando-o pela proposta, sendo discutida a possibilidade da publicação de um Atlas fotográfico, confeccionado pelos alunos da Bahiana", conta Prof. Rinaldo.

O reconhecimento do NEPA foi se propagando durante o evento de forma muito dinâmica, sendo o Prof. Rinaldo convidado a integrar a banca de avaliadores de outros trabalhos e a participar de uma mesa-redonda sobre o “Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia – Um Modelo de Monitoria”, tendo dado enfoque no modelo bem estruturado da Biomorfologia, no 1º ano de Medicina, com ênfase na padronização e sistematização das atividades práticas de Anatomia Descritiva, sendo ovacionado pela plateia como um exemplo a ser seguido no país. “Muito mais que um grupo de monitoria, é uma questão de amor. Primeiro amor ao que faz; segundo amor à instituição da qual faz parte e, por fim, não menos importante, amor a todos que estão trabalhando ao seu redor no Núcleo (monitores e professores). Por isso, nos chamamos família NEPA”, ressalta Dr. Rinaldo.

Faculdades como a de São João Del Rey, Rio Verde, Paraíba, UFRJ, PUC-Paraná, USP São Paulo, entre outras, demonstraram interesse em parcerias para implementação do modelo de monitoria proposto pelo NEPA. “Foi importante para os monitores, acadêmicos da Bahiana ratificarem seu potencial e observarem o quão diferenciados no meio acadêmico eles são, diante do perfil e postura que exercem, sendo reconhecidos pelas mais diversas universidades do país como um potencial inacreditável. Palavras como Impressionante, Fantástico e Perfeito fizeram parte da nossa rotina no congresso. Orgulho de ser NEPA. Orgulho de ser Bahiana”, comemora Prof. Rinaldo.