Bahiana Saúde oferta atendimento em Enfermagem

Clínica Ampliada de Enfermagem propõe atendimento integral e humanizado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, por meio da Bahiana Saúde, vem oferecendo atendimento a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, de forma integral e humanizada, pela Clínica Ampliada de Enfermagem. O espaço tem como foco o ensino assistencial, objetivando prestar assistência integral aos cidadãos por meio da consulta de Enfermagem, pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. O serviço também funciona como campo de práticas para acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem.

A clínica assiste pessoas a partir dos 18 anos com consultas que têm como premissa a integralidade do cuidar, a valorização da escuta, a garantia da autonomia e o respeito à singularidade de cada cidadão, à complexidade do processo saúde-doença, ao vínculo e ao acompanhamento do usuário. O diagnóstico é pautado nas necessidades humanas básicas afetadas. "A construção do plano de cuidado de Enfermagem e/ou sua implementação é pactuada com o usuário com observância aos fatores de risco, à adesão e compreensão do tratamento medicamentoso, aos sinais e sintomas, às complicações potenciais e indicação de tratamentos não medicamentosos", explica a coordenadora do serviço e professora do curso de Enfermagem, M.e Aidê Nunes da Silva.

A clínica também atua na educação em saúde, realizando atividades na sala de espera, com temas atuais e relevantes, a fim de sensibilizar e orientar a população para a promoção em saúde e melhorar o estilo de vida. "A equipe docente da Clínica Ampliada de Enfermagem reconhece a complexidade do processo saúde-doença, considerando ser imprescindível o cuidar integrado em equipe multiprofissional, a permanente articulação, referência e contrarreferência para a melhoria da qualidade de vida dos usuários da Bahiana Saúde", pontua Aidê Nunes. As consultas de Enfermagem são realizadas para o público adulto, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Ambulatório da Comunidade da Bahiana Saúde, e, às quartas-feiras, para crianças e adolescentes até 15 anos. A clínica também está integrada ao ambulatório de referência ao atendimento de pessoas trans.