Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Professora Jaqueline Goes é nomeada embaixadora da Ciência no Brasil

Ex-aluna da Bahiana, atualmente docente e pesquisadora na instituição, assume luta pela popularização da Ciência.

compartilhe

Jaque 429789532 18405293062065601 1243118684976374106 N

 

A ex-aluna e atual docente e pesquisadora da Bahiana, Dra. Jaqueline Goes, biomédica reconhecida internacionalmente por coordenar o mapeamento do genoma da Covid-19, foi recentemente nomeada embaixadora da Ciência no Brasil. Atuando, desde o ano passado, como colaboradora na Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), ela tem assumido um papel crucial na luta pelo acesso à Ciência para toda a população brasileira.

“Estou certa de que temos muito a fazer pela Popularização da Ciência no Brasil e estou muito feliz em poder contribuir. Inclusive, a contribuição de todos é bem-vinda! Estou aberta a sugestões de ideias e propostas para levarmos mais Ciência aos quatro cantos do Brasil”, disse Jaqueline em seu perfil do Instagram. Outro objetivo da biomédica é incentivar mulheres, especialmente negras, a entrarem no campo acadêmico e científico para que consigam cada vez mais destaque e ocupem cargos de liderança.

Atualmente, além de docente no curso de Biomedicina, Jaqueline Goes é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Inovação da Bahiana e líder do Grupo de Pesquisa Genômica e Microbiologia de Patógenos Emergentes (GEMIPE). Coordena a Rede Colaborativa de Sequenciamento Genético no Brasil – Rede SEQV Br, que consiste em um estudo colaborativo de vigilância genética do SARS-CoV-2 em capitais brasileiras, numa parceria entre a Universidade de São Paulo e o Grupo Mulheres do Brasil. No ano passado, foi honrada como uma Barbie Role Model, pela Mattel, na categoria Cientistas Heroínas, tendo uma boneca criada à sua semelhança, como símbolo de representatividade para crianças, sobretudo crianças negras, além de diversas homenagens em reconhecimento à sua atuação científica e em defesa da saúde e do Sistema Único de Saúde no Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS