Curso de Fisioterapia realiza atividade do Novembro Roxo

Ação aconteceu no ADAB e clínicas da Bahiana Saúde com o objetivo de alertar para a prematuridade

O mês de novembro marca uma série de datas relacionadas aos cuidados com a saúde. Neste mês, também é realizada a campanha Novembro Roxo, cuja data é celebrada no dia 17 de novembro e que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a prematuridade, alertando sobre o aumento no número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado. Abraçando essa ideia, o curso de Fisioterapia da Bahiana realizou uma ação especial, no dia 11 de novembro, no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB) e nas clínicas da Bahiana Saúde, como atividade de encerramento do estágio em pediatria com alunos do 6º e 8º semestres.

Considerando o tema deste ano, "Separação Zero", a ação se constituiu na conscientização e posterior formação de divulgadores sobre a importância da mãe e do pai como acompanhantes do prematuro em tempo integral, durante o período de internamento deste na UTI neonatal. "Estudos mostram que a permanência da mãe no contato pele a pele (método canguru) ajuda a minimizar as consequências dos estímulos dolorosos além de poupar a energia desses bebês, o que leva ao ganho de peso e melhor desenvolvimento global", explica a professora e coordenadora da atividade, Cristina Cardoso.

A ação envolveu palestras, distribuição de cartilhas e demonstração de posters informativos e ilustrativos. Segundo Cristina Cardoso, o objetivo foi demonstrar que enquanto fisioterapeutas de UTI neonatal, os alunos podem dar uma atenção mais humanizada ao bebê, podem ser facilitadores para encorajar o toque e posicionar crianças estáveis (ainda em suporte ventilatório) no colo das mães e pais e até no canguru (contato pele a pele). "Essa ação, por meio do sentir a pele, proporciona o fortalecimento do vínculo emocional entre bebê e família, além de todo o ganho para o desenvolvimento global", alerta a professora.

Novembro Roxo: o curso de Fisioterapia da Bahiana realizou uma ação especial no dia 11 de novembro.